terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Reflexão

Final de ano chegando e novamente eu, como vivo a fazer, refletindo sobre minha vida e as coisas que acontecem ao meu redor. Sou uma pessoa que sempre se destacou por falar bastante, mas nos ultimos anos tenho cada vez mais escutado as pessoas, mais do que falado, considero isso muito importante e vejo que está faltando isso nas pessoas hoje em dia. Fico me perguntando por que tenho tantas pessoas a minha volta, tantas pessoas queridas que posso confiar e chamar de amigos, isso é uma benção, e tem haver com saber escutar.
Quando você faz uma confidência pra alguém, demonstra confiança na pessoa, que pode estar com mil e um problemas, e talvez tudo que ela precise seja alguém com quem desabafar. Como eu sou uma pessoa que tem dificuldades de desabafar as coisas que me incomodam, acabei me tornando o cara que escuta os desabafos. Isso também me ajuda, pois ao escutar os desabafos alheios, eu reflito sobre as coisas que eu gostaria de desabafar e acabo considerando isso desnecessário, simplesmente usando um raciocinio de lógica.
Outra coisa que a vida me ensinou nestes poucos 27 anos até agora, foi de tentar pensar muito bem no que se vai dizer. Isso não é falsidade, muito menos falta de identidade, falta de mostrar realmente o que é, mas um exercicio de se colocar no lugar da outra pessoa, e imaginar se ela gostaria de escutar aquilo que você vai falar, podendo ser uma crítica ou um elogio. As vezes não tem jeito, é preciso falar, mostrar a verdade, doa a quem doer, mas o jeito que você irá fazer isso é muito importante.
Aprendi uma coisa sábia também, quem muito julga os outros, será julgado também com a mesma ou até mais intensidade, então devemos parar de julgar as pessoas, dizer que devem ser desse jeito ou daquele e começar a amar as pessoas como elas realmente são. Todos tem pontos fracos, mas devemos nos prender sempre aos pontos fortes das pessoas. E devemos reconhecer que temos pontos fracos, afinal, ninguém é perfeito, e reconhecer que se esses nossos defeitos fazem pessoas sofrerem, devemos buscar corrigi-los. Mas também é importante que apesar destes defeitos sejamos aceitos como nós somos.
Nunca devemos fazer para os outros o que não gostaríamos que fizessem para nós mesmos.
Após essas reflexões, agora um desabafo: como seria bom ter a mente pura de uma criança, sem tantos questionamentos e reflexões, seria o máximo, ter aquele olhar brilhante e alegre, que uma simples bola de futebol e um campinho qualquer fossem a melhor coisa do mundo. Mas este mesmo mundo hoje, cada vez mais complexo, nos exige cada vez mais a cada dia, nos suga impiedosamente na busca por resultados, por status social, por carreira, por dinheiro. Então esta pureza de criança se torna uma armadilha para a sobrevivência, e amadurecemos, e nos tornamos selvagens na selva capitalista. Isso parece inevitável. Realmente inevitável, a menos que se decida, radicalmente, se isolar do mundo, ir pra uma ilha deserta.
Desistir parece ser o caminho mais fácil, o difícil é continuar lutando. Pensamos então nas milhões de pessoas que não tem o que comer, ou que tem uma doença grave, e nos temos tudo e queremos fugir? Porriso que as vezes é melhor não desabafar, e crescer é opcional, seu corpo pode crescer, algumas idéias suas podem amadurecer, para te ensinarem a lidar com o mundo a sua volta, mas se lá no fundo do seu coração você manter viva a criança alegre e sorridente que existe em você, esse será seu diferencial para viver melhor!
Neste final de ano, a dica que fica então, é, apesar do conhecimento que temos ou adquirimos a cada ano, e que as vezes julgamos muito importante, nada supera a simplicidade de um pensamento infantil, da pureza de um pensamento infantil. Simplificar as coisas as vezes pode ser um caminho
muito melhor para tudo. Pense nisso. Uma criança nunca foge da brincadeira! Façamos do nosso dia a dia uma brincadeira! Você entendeu? Parece que isso ficou meio complicado...mas tá valendo!

2 comentários:

Francisco de Sá disse...

Grande Gere!!

Muito boa a sacada dessa postagem...deu pra perceber aí que somos muito arecidos, especialmemnte no que diz respeito ao desabafo, ao fato de estar rodeado de amigos e preferir ouvi-los. Eu enfrento situação bem parecida, estou sempre aberto para confidencialidades e sentimentos dos meus amigos, e com isto sonquisto o que há de melhor: confiança. Eu também tenho incríveis dificuldades de me expressar, ás vezes estou triste ou nervosos, tlvez estressado ou enlouquecido, mas ajudar um amugo provoca um bem muiot maior em mim mesmo e me faz encontrar muita resposta.

Vê se posta mais em 2011! Gosti de ver esse texto...

Abração do Chico

Anônimo disse...

Estou esperando para ler mais postagens em 2011, seu Geremias! Adorei o texto, me identifiquei com algumas passagens; talvez seja por isso que nós somos tão amigos! Beijos.